Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acessos: 508

 

   Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva de Manaus

"Ides Comandar, Aprendei a Obedecer."

         Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), de Manaus, foi criado consoante o Aviso ministerial nº 2.342, de 11 de setembro de 1942. Com o apoio do Governo Estadual, foi instalado no prédio que abrigava o Grupo Escolar Marechal Hermes, situado à rua José Clemente, quase esquina da avenida Eduardo Ribeiro. Demolido na década de 1970, o GE cedeu lugar ao edifício da Rádio Rio Mar.

          Com efetivo inicial de 100 alunos, o NPOR teve como primeiro diretor o coronel Gontran Jorge Pinheiro Cruz e, como instrutor-chefe, o capitão Luiz de França Oliveira. 
A formatura da primeira turma de aspirantes a oficial de 2ª classe de Infantaria aconteceu em 25 de agosto de 1944. Nesta turma, foram diplomados apenas 45 alunos, dos quais o 1º lugar coube ao Al Roderick de Castelo Branco. O Baile de Gala, tradicional dos festejos, foi realizado na sede do Ideal Clube.

            Com essa turma, porém, o Núcleo encerrou suas portas. Apenas em 1962, retomou à atividade ocupando o aquartelamento do então 27º BC, hoje 1º BIS, situado no bairro de São Jorge. Ainda assim, levou três anos para iniciar a segunda turma, que foi diplomada em março de 1966. Desde então, no 1º BIS, foram formadas mais de 45 turmas de oficiais da reserva e nesse ano mais um trabalho está sendo realizado para que o nosso Exército tenha oficial capacitados para o combate.

 

Foto da 1ª Turma

 

COMO INGRESSAR

 

             O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva tem por missão a formação moral, física e técnico-profissional do Oficial Subalterno do Exército, para o desempenho de funções elementares de tropa, na paz e na guerra.

            O ingresso só é possível durante o período de seleção para o Serviço Militar Obrigatório (alistamento). Os candidatos, se considerados aptos na Seleção Geral a que forem submetidos, serão encaminhados à Seleção Especial para NPOR.

            O critério de escolha dos jovens civis que realizaram o alistamento é de que estejam matriculados e/ou cursando o ensino superior e com excelentes condições físicas para que possam suprir com eficácia as necessidades do Exército Brasileiro.

          

 

 

Acesse “http://www.eb.mil.br/web/ingresso/como-ingressar” e saiba mais.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página