Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 103 anos defendendo a Amazônia
Início do conteúdo da página
Acessos: 345

Manaus (AM) – No dia 22 de fevereiro, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) – 1º BIS (Amv) comemorou seu aniversário de 103 anos.

            Uma Organização Militar tradicional do Exército, conhecida por sua longa trajetória, repleta de feitos que destacam as qualidades de seus integrantes. O Batalhão notabilizou-se por suas campanhas militares no médio e baixo Amazonas, no meio Norte e Nordeste, visando a Garantia da Lei e da Ordem e defesa da Pátria nas regiões limítrofes com países visinhos. Também atuou em resgates de vítimas de acidentes aéreos, no auxílio à população atingida por calamidades públicas, na segurança e defesa de grandes eventos, cooperando assim com os órgãos governamentais e a defesa civil. Ainda se fez representar por um contingente constituído por 144 militares, compondo a Força Expedicionária Brasileira, que combateu na 2ª Guerra Mundial em solo italiano, bem como no envio de tropas para o Haiti, por duas vezes, as quais integraram a Missão de Estabilização das Nações Unidas naquele país. Diversas Organizações Militares foram criadas com o apoio desta renomada Unidade, o que lhe confere o título de "Célula Máter da Infantaria de Selva!" .

            A cerimônia de aniversário foi marcada pela entrega do Diploma de Amigo do 1º BIS (Amv) a autoridades e personalidades, pelos relevantes serviços prestados ao longo do ano de 2017 e contou, ainda, com a presença de autoridades civis e militares, representantes de Organizações Militares da Guarnição de Manaus, familiares e público civil, que abrilhantaram a cerimônia com suas presenças. Juntamente com a tropa, alunos da Escola Estadual General Sampaio e eternos Integrantes do Batalhão, desfilaram em continência ao Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto Mansur.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página