Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

logo100x844

1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel)

Batalhão Amazonas

O Melhor Batalhão do Mundo!

Localizado na cidade de Manaus – AM, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), teve sua origem histórica na Província do Mato Grosso, em 30 de agosto de 1754, com a criação da “Companhia de Pedestres”.

         Após diversas denominações, em 23 de fevereiro de 1915, foi transferido para a cidade de Manaus como nome de “45º Batalhão de Caçadores”. Em 1919, passou a se chamar “27º Batalhão de Caçadores”, tendo, posteriormente, em 1969, recebido a designação de “1º Batalhão de Infantaria de Selva”. Em 2000, passou a ser Força de Ação Rápida do Comando Militar da Amazônia e, a partir de 2005, passou a ser denominado “1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel)”, passando a ser considerado o único Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) do Exército Brasileiro.

O 1º BIS (Amv) forneceu efetivos militares e material para a criação de diversas Organizações Militares e Pelotões Especiais de Fronteira na Amazônia, por isto é reconhecido como “Célula-Mater da Infantaria de Selva”.

A longa trajetória do Batalhão Amazonas é repleta de feitos que destacam as qualidades de seus Integrantes. O Batalhão notabilizou-se por suas campanhas militares no médio e baixo Amazonas, no meio Norte e Nordeste, visando a Garantia da Lei e da Ordem; nas regiões limítrofes com países amigos, tendo em vista a defesa do solo pátrio; em resgate de vítimas de acidentes aéreos, no auxílio à população atingida por calamidades públicas, na segurança e defesa de eventos de grandes proporções, cooperando assim com órgãos governamentais e a defesa civil. Ainda se fez representar por um contingente constituído por 144 militares, compondo a Força Expedicionária Brasileira, que combateu na 2ª Guerra Mundial em solo italiano, bem como no envio de tropas para o Haiti, por duas vezes, que integraram a Missão de Estabilização das Nações Unidas naquele país.

AEROMÓVEL, SELVA!

registrado em:
Fim do conteúdo da página
0.png4.png5.png4.png4.png4.png
Hoje17
Ontem53
Na Semana17
No mês1726
Visitantes desde 13 out 201545444
1
Online

Segunda, 26 Junho 2017