Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Batalhão
Início do conteúdo da página
1º BIS (Amv)

O BATALHÃO

AQUI SÃO FORJADOS OS MELHORES COMBATENTES DE SELVA DO MUNDO!

            O 1º BIS (Amv) caracteriza-se por ser uma Organização Militar de Infantaria, apta a operar em área de selva sob quaisquer condições meteorológicas, bem como uma unidade de emprego peculiar em operações aeromóveis na selva.

            O Batalhão Amazonas caracteriza-se, ainda, por constituir-se no único Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel do Exército Brasileiro com sua estrutura organizacional completa, conferindo ao Comando Militar da Amazônia, uma Força de Ação Rápida, apta a atuar em qualquer parte do território nacional, sempre em estado de prontidão.

            Para isso o 1º BIS (Amv) é composto com uma estrutura organizacional completa, com uma Base Administrativa, uma Companhia de Comando e Apoio (CCAp) e três Companhias de Fuzileiros de Selva (Cia Fuz Sl), sendo a 1ª Cia Fuz Sl com a missão de formar os soldados recém-incorporados ao Exército, e a 2ª/3ª Cia Fuz Sl, composta por militares do núcleo base (NB), que são consideradas subunidades operacionais, além de um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), responsável por formar os oficiais temporários da arma de Infantaria para toda a Amazônia Ocidental.

            Localizado em Manaus-AM, o 1º BIS (Amv) é conhecido como "O MELHOR BATALHÃO DO MUNDO" e integra a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, que está sediada em Boa Vista -RR.

 

Base Administrativa "Acariquara" Base Forte

Cia de Comando e Apoio "Onça Operacional" Onça Operacional

1ª Cia Fuz Sl "Pantera Operacional" "Infiltra, Combate, Conquista, Mundurukus, Selva!"

2ª Cia Fuz Sl "Maldita" Maldita Anti-Guerrilha

3ª Cia Fuz Sl "Makuná" Na Terra, no Ar, na Água, Makuná

O PREPARO DO BATALHÃO AMAZONAS

                 Por ser uma organização militar integrante da Força de Ação Rápida do Comando Militar da Amazônia, com mobilidade tática Aeromóvel, deve estar sempre em condições de ser empregado em qualquer área da região amazônica.

            Para isso, suas duas subunidades de pronto emprego possuem adestramento constante, tanto nas Operações na Selva quanto nas Operações Aeromóveis e de Garantia da Lei da Ordem (GLO), integrando essas vertentes operacionais sempre em busca do mais elevado grau de adestramento de seus militares. O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do soldado e capacita-o a atuar sob quaisquer condições.

            O Batalhão conta com uma excelente infraestrutura de apoio à instrução militar, com torre aeromóvel, piscina e áreas de instrução em ambiente de selva, adjacentes ao aquartelamento, onde destacam-se as Bases de Instrução Boina Verde (BIBV) e Boina Rajada (BIBR), respectivamente afastadas 30 km e 70 km de sua sede em Manaus.

ATUANDO NA INSTRUÇÃO... As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso. Além da formação Básica do Combatente de Selva, o 1º BIS (Amv) desenvolve diversos cursos e estágios, que proporcionam a formação e adaptação de militares de toda a Guarnição de Manaus.

            Busca-se, constantemente, a imitação das condições de combate visando o cumprimento de missão e a adaptação a vida na selva. O aluno/estagiário desempenha, sob a orientação dos instrutores e monitores, funções de executante e de comando, que serão exercidas nos corpos de tropa. O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do aluno/estagiário e capacita-o a liderar o seu grupo, sob quaisquer condições.

- Estágio de Adaptação a Vida na Selva (EAVS) para militares recém chegados na Guarnição.

- Estágio de Operações na Selva (EOpSl) para Of/Sgt comandantes de pequenas frações.

- Estágio Básico de Sargento Técnico Temporário (EBSTT) da Guarnição.

- Estágio de Instrução Preparatória para Oficial Temporário (EIPOT).

- Curso de Formação de Sargento Temporário (CFST) da Guarnição.

- Curso de Formação de Cabos (CFC) da Guarnição.

- Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).

- Escola de Instrução Militar (EsIM) no Centro Educacional La Salle.

INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE...O 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) revitalizou a PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, situada em frente ao Batalhão, em parceria com a Prefeitura de Manaus, dentro de um projeto sociocultural, visando proporcionar aos moradores do Bairro São Jorge, no entorno do 1º BIS (Amv), melhores condições de lazer em um local agradável e com segurança.

A praça agora conta com uma academia ao ar livre, mesas para jogos de xadrez e dama, quiosques para lanches, espaço cívico, novo paisagismo com jardins e arborização, meia quadra de basquete, dois espaços para criança com brinquedos, nova iluminação, recuo da parada de ônibus e memorial militar, além de segurança diária, que proporciona grande utilização pela sociedade.

O Memorial Militar foi concebido para homenagear o Patrono do Exército Brasileiro, bem como os heróis do Amazonas que participaram da 2ª Guerra Mundial.

Também, a ESCOLA ESTADUAL GENERAL SAMPAIO foi escolhida como escola afilhada e recebeu o Projeto "Nossos Símbolos Nacionais", onde semanalmente, durante o ano letivo, recebe a visita do Batalhão, ocasião em que, acontece o hasteamento do Pavilhão Nacional e o canto do Hino Nacional com todos os alunos, com a finalidade de cultuar os valores de civismo e cidadania.

TRADIÇÃO... Tradicionalmente, o Batalhão Amazonas entra no pátio de formatura, cantando com muita vibração, a canção Êna Xena. A origem desta canção remonta ao ritual dos guerreiros Mundurukus por ocasião da preparação desta tribo para as batalhas. Eles utilizavam-na com o intuito de motivar seus homens e dissuadir seus inimigos.

Letra
ENA, ENA XENA
ENA, XENA, XENA, XENA Ô,Ô,Ô
ENA, ENA XENA
ENA, XENA, XENA, XENA Ô
KUM, KUAI KENA
MONENIME MONENAI
SAI KUM KUAI KENA
KUM, KUM, KUAI
ENA, ENA XENA
ENA, XENA, XENA, XENA Ô,Ô,Ô
ENA, ENA XENA
ENA, XENA, XENA, XENA Ô

A MÍSTICA DO MELHOR DO MUNDO...

Com um passado tão rico em realizações, advindas dos valores morais, éticos e do sentimento de cumprimento do dever dos seus integrantes, o 1º BIS (Amv) passou a ser conhecido, no âmbito do EB, como o " Melhor Batalhão do Mundo!"

Esse compromisso vem sendo passado de geração a geração fazendo com que todos se comprometam com um aprimoramento continuo e excelência no que faz, como demonstrado na primeira competição internacional de patrulhas na selva, promovida pelo Comando Militar da Amazônia no ano de 2015, na qual o 1º BIS (Amv) sagrou-se vencedor.

Assim, o Batalhão mantém-se sempre preparado e adestrado para atuar em defesa da Amazônia e para elevar, cada vez mais, o nome do Brasil.

(publicado na Revista Verde-Oliva Ano XLII - Nº 231-Abril 2016)

AEROMÓVEL, SELVA!!!

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página